A medicina integrativa associa abordagens tradicionais e terapias complementares com a finalidade de obter melhores resultados e maior qualidade de tratamento.
E QUAIS SERIAM AS DIFERENÇAS ENTRE A MEDICINA CONVENCIONAL E A MEDICINA INTEGRATIVA?
Medicina convencional ou tradicional: uso de medicamentos, práticas cirúrgicas e transformações no estilo de vida.
O tratamento médico convencional é baseado em evidências, combinadas a práticas cirúrgicas estudadas, analisadas e testadas analiticamente para que, posteriormente, sejam desempenhadas em pacientes. Prestam esse ofício:
- Médicos;
- Médicos osteopatas;
- Auxiliares médicos;
- Enfermeiros.
Medicina complementar e alternativa: capaz de otimizar a qualidade de vida do paciente e possibilitar momentos de alívio em meio ao tratamento de doenças crônicas, a medicina integrativa associa diversas práticas medicinais e alternativas, como terapias holísticas, ioga, quiropraxia, meditação, exercícios físicos, entre outras, visando oferecer recursos terapêuticos mais abrangentes.
Técnicas alternativas não consideram os mesmos critérios de estudo e análise que a medicina tradicional. Alguns terapeutas holísticos podem ser licenciados, assim como certos curandeiros, que possuem certificados em medicina integrativa.
É importante pesquisar muito bem a área de atuação do profissional e suas credenciais antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Entre os profissionais da medicina interativa, você poderá encontrar:
- Médicos de quiropraxia ou naturopáticos;
- Massagistas;
- Terapeutas holísticos;
- Curandeiros de energia;
- Aplicadores de reiki;
- Acupunturistas.