Novamente estamos em setembro, mês tão simbólico de luta, prevenção e conscientização contra o suicídio, intitulado como Setembro Amarelo.
Após ler o título dessa matéria você deve estar se questionando o que homeopatia e Setembro Amarelo têm em comum, não é mesmo? Essa e outras informações você descobre logo abaixo. Vem com a gente e não deixe de ler este conteúdo tão indispensável e informativo até o final!
A causa humanitária defendida pelo setembro amarelo é datada de 1994, quando Mike Emme, um jovem estadunidense de 17 anos, tirou a própria vida sem que nenhum familiar, amigo ou ente querido percebesse que ele estava precisando de ajuda e suporte emocional. Mike era conhecido pelo jeito amoroso e dócil para com todos ao seu redor, o que tornou a compreensão do caso ainda mais complexa. A simbologia da cor amarela se dá ao fato do jovem pilotar um Mustang de mesma cor, servindo de inspiração para o movimento. A fita amarela utilizada na luta contra o suicídio, faz referência àqueles que precisam buscar ajuda mas, por algum motivo, não o fazem. Desde a fatalidade de Mike, o setembro amarelo é destinado à luta e compreensão desta pauta tão relevante que é a saúde mental. Estima-se que 96,8% desta ocorrência, esteja interligada à transtornos mentais, tais como: depressão, ansiedade, borderline, transtorno bipolar e até mesmo abuso de alucinógenos.
Mais do que remediar essa problemática, é necessário tratarmos o assunto desde sua raiz, compreendermos os motivadores que o desencadeiam e falar a respeito para que outras vidas não tenham o mesmo desfecho triste e cruel. Dialogar acerca de uma questão tão séria quanto esta é o primeiro passo para que os estigmas e tabus em torno do suicídio sejam rompidos e, mais do que tudo, compreendidos e solucionados.
Homeopatia e setembro amarelo podem estar fortemente associados, já que essa medicina se baseia em um tratamento totalitário, cuidando e tratando integralmente do paciente e não somente da sua enfermidade ou mal-estar. A homeopatia se difere dos outros prognósticos pois visa o enfermo e não, apenas, a doença, além de ser eficaz para todas as idades, dos bebês aos idosos. Fora isso, os homeopáticos não apresentam efeitos colaterais, promovem o equilíbrio da energia vital, e, quando combinado a um tratamento médico, são ainda mais potentes e benéficos, apresentando resultados expressivos.
Setembro Amarelo e os números:
Segundo um estudo recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos. Um número alarmante que requer cuidado e atenção, principalmente por se tratar da segunda maior causa de morte entre jovens e adultos na casa dos 15 a 29 anos. Muito poderia ser evitado se políticas e práticas de conscientização fossem inseridas em nossa sociedade, assim como grupos de apoio, e medidas preventivas contra o suicídio. O movimento defendido pelo setembro amarelo mobiliza todas essas causas, porém, ainda há muito o que ser executado.
Homeopatia e Setembro Amarelo e Como posso ajudar?
Além do que já pontuamos acima, é importante estar sempre atento aos sinais transmitidos por pessoas sob risco de suicídio. Do comportamento retraído e tímido, ao abuso de álcool e outras substâncias, nem sempre é fácil detectar que alguém próximo a nós está sofrendo ou pedindo ajuda. Muitas vezes, um comportamento suicida é mascarado, e por trás dos olhos mais brilhantes há um sorriso triste, prestes a desistir e abrir mão da vida. A melhor maneira de auxiliar, seja quem for, é demonstrando interesse por aquilo que o outro tem a nos dizer e compartilhar. Ser um bom ouvinte vai muito além de simplesmente escutar. É estar presente, ser empático e cuidadoso com a história transmitida, fornecer alicerce e acolhimento, além de sugerir maiores suportes, como ajuda profissional, por exemplo! É neste sentido que a homeopatia pode ser favorável, servindo como tratamento em conjunto com a alopatia e outras terapias. Através de seus constituintes naturais, os homeopáticos e também os florais são capazes de desempenhar um poderoso diferencial na qualidade de vida de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade, bipolaridade e outras tantas condições emocionais.
Nós da Homeocenter nos sensibilizamos com a utilidade pública defendida pelo setembro amarelo e estimulamos a busca por assistência emocional. Em nosso catálogo você encontra diversos compostos naturais, como homeopáticos e florais, eficazes na promoção de uma melhor qualidade de vida para aqueles que sofrem em demasia. Além disso, também manipulamos sua receita de acordo com a especificidade necessária. Lembramos sempre que a depressão e outros transtornos mentais devem ser assistidos e acompanhados por profissionais qualificados.
Nossa equipe de farmacêuticas homeopatas se encontram a disposição para lhe ajudar.
Você não está sozinho!
Homeocenter, com você desde 1975