Todos sabem que os cães são grandes companheiros dos seres humanos, esse artigo vai abordar como cuidar das patas do seu cachorro.
Alegres e brincalhões, exploram os mais diferentes ambientes e terrenos. Por isso, é muito importante dar uma atenção especial aos cuidados com as patas desses fiéis amigos.
Afinal, elas são a base que sustenta toda sua locomoção e demais atividades.
Quando esse cuidado é negligenciado pelos proprietários dos pets, uma série de problemas e desagradáveis incômodos podem ocorrer com os animais.
Informação é fundamental para preservar a integridade física dos cães e evitar que eles sofram.
Portanto, criamos este artigo para poder compartilhar com donas e donos de animais de estimação quais são os principais problemas que podem acometer as patas dos cães e os sintomas que os acompanham.
Tosa higiênica e cuidado com as unhas
Fundamental para a higiene e saúde dos animais, o banho e tosa também envolvem cuidados com as patas.
O crescimento de unhas e pêlos na região é um fator que pode causar desconfortos e, inclusive, acidentes.
É possível que os cães tropecem ou escorreguem ao pisar sobre os próprios pêlos localizados próximos às patas, durante movimentos bruscos como corridas e saltos, e sofram acidentes que podem machucá-los.
As unhas são outro aspecto a ser levado em consideração, principalmente para os animais que vivem em casas e apartamentos sem a possibilidade de gastá-las em superfícies ásperas.
Quando muito grandes, as unhas podem machucar outras pessoas e o próprio cachorro.
Entretanto, não é apenas esse tipo de incômodo que acontece quando não há o cuidado certo com essa parte do corpo.
Mais do que ferimentos dolorosos nas patas, as unhas demasiado grandes têm o potencial de prejudicar outros membros do bichinho de estimação.
Ao sentir dor ao caminhar e sentar, o pet muda a postura e angulação do corpo, fator que pode vir a causar complicações que comprometem mais que as patas.
Importante reforçar que muitos cães têm unhas escuras, característica que dificulta a identificação dos vasos sanguíneos presentes no local.
Por esse motivo, quando identificar que os pêlos e unhas estão muito grandes, confie os cuidados do seu pet a profissionais capacitados. Tentar fazer a manutenção em casa pode desencadear muitas complicações para o cão.
Como cuidar das patas do seu cachorro no verão
Durante as épocas mais quentes é imprescindível saber como cuidar das patas do seu cachorro, é necessário dobrar a atenção para que passeios na rua não machuquem as patinhas dos pets.
Os coxins – almofadinhas que compõem a sola das patas caninas – podem parecer resistentes, mas na verdade não são. O calor intenso é bastante prejudicial para essa área.
Em dias de sol quente, o recomendado é optar por horários de menor intensidade de luz solar e temperaturas mais amenas para sair com os bichinhos.
Dê preferência para locais com sombra e, assim, evite que seu amiguinho queime as patas e corra o risco de fazer bolhas.
A técnica para saber se o asfalto ou calçada estão seguros para os cães é a seguinte:
Coloque a palma da sua mão sobre a superfície em que vocês andarão e espere 35 segundos. Se for possível suportar tranquilamente o calor, o passeio está liberado. Caso contrário deixe para outro momento mais propício.
Doenças nas patas
Diferentes doença podem afetar as patas dos cachorros e quando algo não vai bem no local, eles geralmente costumam aplicar lambidas constantes na região.
As causas dessas enfermidades são diversas e incluem desde alergias até problemas hormonais.
Listamos abaixo alguns dos principais distúrbios dermatológicos que comprometem as patas:
● Dor: farpas ou espinhos presos nas patas, unhas muito compridas ou variados problemas ortopédicos podem refletir nas patas e causar dores intensas na região.
O principal sinal desse tipo de problema são as mordidas compulsivas dadas pelos cães nas próprias patas.
● Alergias: mofo, pólen e outros microorganismos presentes no ambiente podem levar os cães a desenvolver alergias. Em alguns casos, o motivo pode estar relacionado a fatores nutricionais.
Produtos de limpeza também são gatilhos para o desenvolvimento de dermatites caninas. Por isso, evite que seu pet entre em contato com essas substâncias.
● Problemas psicológicos: ansiedade, estresse e até mesmo tédio são capazes de fazer com que os cachorros lambam e mordam as patinhas de forma frenética.
Machucados e feridas profundas podem surgir e prejudicar o bem-estar dos pets caso as causas não sejam tratadas de maneira correta.
● Problemas hormonais: distúrbios na tireóide podem desencadear o aparecimento de infecções dermatológicas. Dessa forma, devem ser feitos check-ups de rotina com veterinários de sua confiança para monitorar e evitar possíveis complicações desse
tipo.
● Presença de parasitas: carrapatos, pulgas, ácaros e demais parasitas configuram entre as principais causas de coceiras e consecutivas mordidas dos cachorros na região das patas. A melhor forma de tratamento deve ser indicada por um médico
veterinário.
● Pele seca: o clima frio pode ressecar a pele dos cachorros, inclusive dos coxins, gerando incômodos consideráveis. As lambidas nas patas são, novamente, o principal sinal desse tipo de problema.
Doenças graves como a cinomose também podem fazer com que haja
ressecamento e descamação de coxins e focinho. Logo, é fundamental prestar atenção ao surgimento desses sintomas em seu amigo de 4 patas.
Inclusive, a Homeocenter se especializou e criou a Homeovet, onde trabalhamos com manipulação do setor veterinário.
O Balm Pet está entre os produtos feitos especialmente para animais de estimação.
Consiste em um creme de hidratação com ação cicatrizante para as patas e coxins.
É importante ressaltar que, qualquer que seja o problema que se manifeste nas patas dos bichos de estimação, a recomendação é buscar o auxílio de médicos veterinários. Apenas profissionais especializados podem identificar as causas e os possíveis tratamentos para cada caso.
Ao perceber que o seu pet apresenta sinais de incômodo, não hesite em levá-lo para uma clínica veterinária. Evite tentar resolver eventuais situações em casa, pois, por melhor que seja a intenção, complicações indesejadas podem ocorrer.
Cuide sempre dos seus queridos pets e aproveite cada segundo com eles.
Venha conhecer mais produtos indicados para o seu melhor amigo.