Com alto custo benefício, o óleo de coco pode ser aproveitado de diversas maneiras Acompanhe a seguir:
Popularmente conhecido como óleo de coco, azeite ou até mesmo manteiga de coco, este composto proveniente de fontes vegetais vem ganhando cada vez mais espaço em setores como gastronomia, estética e medicina, podendo ser facilmente extraído de forma caseira, através do coco seco ou encontrado na farmácia mais próxima.
Por ser um fonte rica em ácido láurico e caprílico, ambos presentes no leite materno, esse composto possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e bactericidas, responsáveis por combater e tratar bactérias e fungos encontrados em diversas regiões do corpo.
Ao longo deste post, apresentaremos algumas das multifuncionalidades do óleo de coco.
Confira o que preparamos pra você e não deixe de ler até o final!
1. Hidrata pele e cabelo
O óleo de coco é o queridinho do ramo estético, isso porque ele é usual dos pés à cabeça, literalmente! Os componentes presentes neste óleo vegetal, atuam de diversas formas, elevando as taxas de vitamina D, hidratando e protegendo o corpo contra os raios UV. Ao aplicar uma colher de sopa de óleo vegetal no creme hidratante, a hidratação dos fios é garantida.
2. Cicatriza de modo natural
Além de amenizar as inflamações presentes na pele lesionada, o óleo de coco estimula a produção de colágeno, favorecendo a recuperação do tecido ferido.
3. Anti-inflamatório eficiente
Quando associada à alimentação, a manteiga de coco pode potencializar seus efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos, proporcionando fontes alimentícias infalíveis para o tratamento de indisposições intestinais ou até mesmo do fígado.
4. Restabelece funções cerebrais
Por ser um estudo em análise não é possível afirmar com veracidade, porém, diversos cientistas consideram que o óleo vegetal extraído do coco pode ser eficaz no tratamento de patologias como Epilepsia e Mal de Alzheimer, já que possui triglicerídeos responsáveis por fornecer sinapses e fontes de energia alternativas ao cérebro dos pacientes.
5. Combate a candidíase
Causada pelo fungo Candida albicans, a candidíase é uma infecção que ocorrena região das genitálias, acometendo, frequentemente, mulheres, porém homens não estão imunes e também podem sofrer do mesmo mal. O óleo ou azeite de coco pode ser altamente eficaz e benéfico no combate à essa afecção, já que possui poderosa ação antifúngica e antimicrobiana, auxiliando no tratamento da comorbidade. A ação antioxidante presente no composto, é responsável por manter o Ph dos órgãos genitais em equilíbrio, reduzindo o risco de infecções.
6. Controla o envelhecimento
Na composição do óleo de coco é possível encontrar a presença de vitamina E, elemento esse muito importante para o combate à oxidação das células saudáveis, que retarda o processo de envelhecimento, ao mesmo tempo em que equilibra os radicais livres existentes no organismo.
7. Reduz os altos níveis de colesterol
Além de auxiliar o músculo cardíaco e prevenir doenças do coração, o óleo de coco controla os níveis de colesterol ruim (LDL), promovendo um funcionamento balanceado da glândula tireóide.
8. Estimula o metabolismo
Além das inúmeras multifuncionalidades do óleo de coco citadas acima, esse rico componente se utiliza dos triglicerídeos presentes em sua composição para acelerar o metabolismo de seus usuários. Esse é um dos principais incentivos para quem busca uma fonte nutritiva de emagrecimento.
Como consumir o óleo de coco de maneira saudável, consciente e nutritiva?
Quando se relaciona óleo de coco à gastronomia, alguns cuidados devem ser tomados já que nem todas as suas configurações são usuais na elaboração de receitas. O óleo extravirgem, por exemplo, é facilmente queimado quando disposto a altas temperaturas. A melhor maneira de consumi-lo é no formato refinado, em grelhados, refogados e até mesmo na confecção de massas e bolos, substituindo o uso da manteiga ou da margarina. Devido às suas altas taxas de gordura saturada, é importante consultar um nutricionista para saber exatamente a quantidade de óleo de coco que pode ser consumida diariamente.
Já no combate contra a candidíase, o óleo pode ser aplicado de modo direto na região infeccionada, assim como na hidratação de cabelos e rosto. Basta aplicar o óleo de coco junto ao creme hidratante e deixar agir nas mechas por alguns minutos. Depois é só lavar cuidadosamente a cabeça e retirar os resíduos que sobrarem. No rosto, utilize um algodão para espalhar delicadamente o composto pelas regiões da face.
Assim como qualquer composto, o uso de óleo de coco requer cuidado e atenção. Não deixe de procurar um profissional caso tenha dúvidas ou dificuldades na hora de administrar o produto. Escreva para gente, um de nossos farmacêuticos te atenderá com muita dedicação e comprometimento.
Esperamos que tenha gostado de saber sobre asmultifuncionalidades do óleo de coco.
Manipule em nossa farmácia!
Homeocenter, desde 1975.